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CEFET-MG

DPRODEPT

Última modificação: Quarta-feira, 22 de maio de 2019

DPRODEPT

O grupo de pesquisa Desenvolvimento profissional docente: entre o saber e o fazer na Educação Profissional e Tecnológica (DEPRODEPT), iniciou suas atividades em dezembro de 2017,  com o intuito de estudar, desenvolver e investigar temas relacionados a Linha de Pesquisa de Processos Formativos em Educação Tecnológica, nos âmbitos das instituições educacionais privadas e públicas, focalizando questões temáticas vinculadas aos processos formativos, à atuação de docentes, formação inicial e continuada dos docentes, processos e práticas educacionais, tendo como referência a educação e  trabalho com foco nas ciências humanas e sociais. Conta com professores e alunos do Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação Tecnológica (PPGET) do CEFET-MG.

 

OBJETIVO CENTRAL

O grupo tem por objetivo refletir e estudar as políticas e práticas de formação docente para a educação básica, com foco na modalidade de Educação Profissional Técnica de Nível Médio – EPTNM. Além disso, dispõe-se a desenvolver atividades pedagógicas que possibilitem a interlocução com o currículo no contexto a educação profissional e tecnológica, visando a melhoria do ensino e da aprendizagem.

Projetos de pesquisa

  • Fundamentos socioeconômicos, político-cultural e práticas educacionais na educação profissional técnica de nível médio e ensino superior da educação tecnológica.
  • Estudos e investigações fundamentadas nas relações entre educação, tecnologia, ciência e trabalho analisando as perspectivas científicas e os aspectos da teorias e práticas educacionais em educação.
  • Formação de professores para a educação profissional técnica de nível médio e ensino superior da educação tecnológica e cultura digital.
  • Estudos e investigações com foco em constituição de sua identidade profissional do professor, natureza, configurações e sentidos, formação inicial, formação continuada, saberes, práticas, inovações pedagógicas e tecnológicas.

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